quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Depoimento de um aprovado!

O caminho que segui pele vida de concurseiro foi assim:

Era 2007 e eu já estava no limite da insatisfação com o trabalho que eu desenvolvia há 10 anos num escritório de advocacia. Nesse escritório eu cuidava de um cliente com exclusividade, mas também tinha centenas de outros afazeres; isso me custava muitas horas de trabalho além do horário normal, nos finais de semana etc.
O escritório era de médio porte e as cobranças dos clientes e, por conseqüência, da chefia, faziam com que trabalhássemos muito por lá. Nunca tive medo de trabalho e essa não era a pior parte. É claro que se tivéssemos um salário compatível com a carga horária as coisas seriam diferentes. Por óbvio, sei bem que os donos do escritório é que devem ganhar os “gordos” honorários, mas é muito chato vê-los viajando em lazer a todo momento, trocando de carros, comprando imóveis e os funcionários, veja só, ganhando somente o suficiente para o básico.
Nota: contei do escritório na primeira pessoa do plural pois, além de tudo, gerenciava o escritório e sabia qual o salário de todos que lá trabalhavam.
É importante salientar que também naquele ano de 2007 eu namorava uma mulher que era servidora pública. Dessa forma passei a ver de perto as benesses da vida profissional de um servidor público.
Certa feita, em meados de julho/2007, fomos convidados para um jantar na casa de um colega de trabalho da minha namorada. No decorrer da refeição, conversando sobre assuntos profissionais, pude perceber que, das 20 pessoas que ali estavam, somente eu trabalhava na iniciativa privada. Juízes, procuradores diversos, advogados da Caixa Econômica Federal, notei que a vida profissional e, de forma reflexa, a pessoal daquelas pessoas ia muito bem. Esse evento serviu para reforçar ainda mais meus pensamentos na necessidade de mudança da minha vida profissional e tudo indicava que o concurso público seria a solução.
A partir daí, entrei num período de reflexão. Em todos os momentos pensava o que deveria fazer para entrar na vida de concurseiro, quais as repercussões disso na minha rotina e se eu seria capaz de suportar tais mudanças.
Foi então que no mês de setembro de 2007, após intensa reflexão e com mais algumas decepções profissionais, entrei na sala da chefia e anunciei meu pedido de demissão para o mês de dezembro daquele mesmo ano, quando então iniciaria minha jornada em busca da tão sonhada estabilidade profissional e financeira. Acrescento ainda que a decisão foi a de dedicação exclusiva aos estudos pois eu, com mais de 30 anos, queria atingir meu objetivo o mais rápido possível.
Os meses que se seguiram foram coroados de uma espécie de alívio, mas também de muita apreensão. Meus patrões tentaram, em vão, que eu não deixasse o escritório. A decisão estava tomada.
Não é demais informar que eu decidi
Dia 30 de dezembro de 2007 foi meu último dia no escritório, de onde saí para 20 dias de descanso no litoral: nessa época eu já sabia que a vida de concurseiro era muito difícil.
Passado esses dias de descanso, cheguei em casa com o objetivo fixo de estudar muito e não perder tempo.
A primeira ação concreta foi me matricular num bom cursinho de Português, matéria indispensável para qualquer que fosse a carreira escolhida. E por falar em carreira, eu já havia escolhido a policial. Na época em que decidi estudar para concursos públicos, só a carreira policial me atraia e foi a que escolhi.
Paralelamente ao cursinho de português, matriculei-me num cursinho preparatório para o concurso de Delegado Civil e Federal, visando aproveitar minha graduação em Direito.
Logo em março de 2008, com pouco muito tempo de estudo, a primeira prova: Escrivão de Polícia da Polícia Civil do DF. Claro que não passei, mas essa prova serviu, dentre outras coisas, para eu ver que tinha que estudar muito mais e que o caminho seria ainda mais longo.
Continuei; biblioteca todas as manhãs, cursinho 2 vezes por semana à tarde e todos os dias à noite. Nem os finais de semana ficaram de fora. O tempo passava e o ritmo de estudos aumentava cada vez mais. Em razão da dedicação exclusiva, logo descobri o jeito que meu estudo mais rendia.
Há que ser ressaltada a necessidade de uma estratégia para atingir o objetivo de passar em concursos públicos. Exatamente por isso que, ao término do cursinho preparatório para o concurso de Delegado Civil e Federal, alterei um pouco meu objetivo.
No concurso de Delegado de Polícia há exigência de uma grande profundidade no conhecimento das matérias de Direito e percebi que demoraria mais tempo para atingir tal objetivo. Dessa forma, resolvi alterar parte das matérias que faziam parte da minha rotina de estudos pois, a partir de então, tinha resolvido buscar o concurso de Agente de Polícia. E, buscando o melhor financeira e profissionalmente, passei a me preparar para as melhores instituições do Brasil: a Polícia Civil do DF e a Polícia Federal.
Já em setembro/2008 fiz minha segunda prova: Polícia Rodoviária Federal. Gabarito conferido e, por muito pouco, não passei. Em momento algum fique triste, pois percebia que o caminho era aquele; o conhecimento estava aumentando a olhos vistos e não tardaria a atingir meu objetivo.
Continuei firme no propósito e, em dezembro de 2008, foi publicado o edital do concurso para Agente de Polícia Civil do DF, com a prova prevista para março do ano seguinte. Confesso que fiquei com muito receio em razão da proximidade do exame por que seria apenas 1 ano de estudos entre o início da jornada e a prova.
Todavia, 2 meses antes da prova que eu tanto queria passar, fiz a prova para Agente de Polícia Civil do Estado do Espírito Santo. Viajei para Vitória/ES e busquei minha primeira aprovação...finalmente. Essa aprovação serviu, dentre outras coisas, para aprimorar meus conhecimentos, melhorar meu tempo de prova e ainda aumentar a confiança em mim mesmo.
Voltando a Brasília, aumentei ainda mais o ritmo de estudos. Era hora dos ajustes finos para buscar a tão sonhada aprovação na PCDF no dia 15/03/2009.
Estudava 12 horas por dia e, nos raros momentos que saia de casa, quando via uma viatura da Polícia Civil do DF, ficava com ainda mais vontade de entrar para tão boa Instituição.
Amanheceu o dia 15 de março de 2009 e era chegada a hora de mostrar pra mim mesmo se 1 ano de estudos, todos os dias da semana, cursinhos, livros etc, foram suficientes para a tão sonhada aprovação. E foram. Passei!
É sabido que o concurso público para a carreira policial exige ainda outras habilidades, tais como exame físicos e médicos. Assim, em conjunto com os estudos diários, cuidei muito da saúde me alimentando de forma adequada e praticando atividades físicas; não seria bom passar numa prova objetiva tão difícil e ser reprovado nas outras fases. Cuidei de todos os detalhes durante toda minha vida de concurseiro.
Aprovado em todas as diversas fases para o concurso de Agente de Polícia Civil da PCDF, ainda não tinha a sonhada nomeação, que ainda demoraria. Por isso, continuei firme nos estudos visando o concurso da Polícia Federal.
Com mais 6 meses de estudos, em setembro/2009 chegou a prova da PF e mais uma aprovação, incluindo as diversas outras fases.
Consegui realizar com sucesso o Curso de Formação das duas melhores Instituições Policiais do Brasil e, em agosto de 2010 fui nomeado para as duas.
Hoje, 2 anos e 9 meses depois da grande decisão e do início dos estudos, sou Agente de Polícia Civil da Polícia Civil do Distrito Federal, Instituição por mim escolhida.
É certo que o caminho ainda não terminou, pois ainda tenho o objetivo de ser aprovado para o concurso público de Delegado de Polícia da PCDF ou da PF, mas hoje tenho o conhecimento do segredo da aprovação: esforço, dedicação, tempo, bons livros e professores e VONTADE DE VENCER.
Destaque especial e agradecimentos ao professor Gustavo Scatolino. Seus ensinamentos foram indispensáveis na minha aprovação.

Um forte abraço,

Geraldo.

4 comentários:

  1. Muito legal. Estou iniciando os estudos e escolhi a carreira policial. Obrigado pelo depoimento.

    Paulo César Viana

    ResponderExcluir
  2. Caramba! Na busca de motivação para os estudos da PF, procurei no Google sobre depoimentos de aprovados e acho esse EXCELENTE depoimento! Parece que o Blog não está sendo mais atualizado, mas mesmo assim deixarei meu agradecimento; obrigado por compartilhar esse fantástico depoimento conosco! E meus parabéns a esse GUERREIRO que conquistou essa vitória!

    ResponderExcluir
  3. Muito legal. Você se lembra qual foi o número de acertos na prova?

    ResponderExcluir
  4. Ótimo depoimento Guerreiro, estou iniciando hoje o meu estudo pra carreira de policial, com toda dedicação e força de vontade de vencer e realizar este sonho em minha vida.
    Estou no 5 semestre de Direito, com objetivo de formar e receber este belo presente (ser aprovado na PCDF). E com esse seud epoimento pude aumentar mais ainda a força de vontade de vencer este concurso que esta previsto para os anos seguintes e obrigado pelas lindas palavras. Vlw.

    ResponderExcluir