segunda-feira, 30 de julho de 2012

Conselho que dei a uma aluna!


OI!
Vc me disse que está estudando há algum tempo e está desmotivada. Não desanime, sua aprovação pode estar mais perto do que vc imagina. "O sofrimento é passageiro, desistir é para sempre". Vi essa frase em um programa do fantástico de um maratonista que correu 41 km na neve em baixíssimas temperaturas. E eu já achava isso praticamente impossível, mas para minha surpresa no dia seguinte ele tinha que percorrer outra maratona de 100 km. Achei tb que fosse impossível, mas ele correu mais 100km. Veja só!!!

Nessa fase de falta de motivação, tente manter pelo menos uma carga horária diária. Se vc tem, por ex., 4 horas por dia, estude pelo menos duas. E o restante procure fazer algo que lhe dá prazer. É melhor guardar a energia para quando sair o edital do concurso, pois senão, vc já estará esgotada quando for a hora de estudar pra valer.

Estude tb as matérias que vc mais gosta. É melhor fazer isso do que não estudar nada.

Um método eficiente que conheço é a resolução de exercícios. Compre um livro de exercícios comentados e estude vendo os comentários do autor. Depois faça uma bateria de exercícios sem comentários. E sempre faça consulta à legislação "seca" toda vez que uma questão abordar um determinado artigo ou lei. Revise tb pelo menos de 15 em 15 dias seus resumos.

O que eu fiz uma vez foi gravar uma série de leis e resumos que eu tinha no MP3 para eu escutar enquanto etivesse correndo. Atividade que eu gostava de fazer. Era muito bom porque eu fazia todos os métodos: ler, gravar e depois escutar, não tinha como não decorar aquilo...rsrsrsrs...

Estudo para concurso é assim mesmo, tem dia que estamos com o gás total; tem dia que não rende nada. Mas uma coisa é certa, passar para quem não desiste é questão de tempo. Eu garanto que vc vai passar se vc não desistir. Confie, tenha fé, paciência e perseverança!!!

2 comentários:

  1. obrigada, professor!
    as dicas que eu estava precisando e nem sabia!
    vou seguir com os estudos de acordo com suas sugestões! grata!

    ResponderExcluir
  2. Adorei sua ajuda!!! Serviu para mim também.

    ResponderExcluir