sexta-feira, 17 de junho de 2011

LIVROS DE DIREITO ADMINISTRATIVO PARA CONCURSOS

DICAS DE LIVROS

Dependendo do seu nível de conhecimento ou o concurso que deseja ser aprovado, terá que adotar a doutrina correta. Então vejamos:

            DIREITO ADMINISTRATIVO DESCOMPLICADO, Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino.

            Trata-se de livro didático. O ponto forte do livro é ser voltado para concursos públicos. Aborda todos os assuntos e apresenta opiniões de outros autores. Porém as opiniões próprias dos autores não são as mais pertinentes, mas é um material que possibilitará um estudo agradável do Direito Administrativo. Acompanha caderno de exercícios.

            MANUAL DE DIREITO ADMINISTRATIVO, Maria Silvya Di Pietro.

            A linguagem é acessível, mesmo aqueles que nunca tiveram contado com o Direito Administrativo terão em mãos uma excelente obra não só para concursos, como também obra doutrinária clássica. Não é material escrito exclusivamente para concursos, mas as bancas adotam diversas posições e exemplos da autora. Não acompanha caderno de exercícios.

            MANUAL DE DIREITO ADMINISTRATIVO, José dos Santos Carvalho Filho, Ed. Lumem Iuris.

            Excelente livro. O autor coloca suas opiniões que são bastante pertinentes e, ainda, opiniões dos demais autores. Livro muito adotado nos concursos públicos. O inconveniente é que não é um livro pequeno, mas a linguagem é acessível. Não acompanha caderno de exercícios.

            DIREITO ADMINISTRATIVO ESSENCIAL, Alexandre Magno. Ed. Gran Cursos.

            Material muito bom para um primeiro contato. Porém, muito básico em diversos pontos. Não acompanha caderno de exercícios.

            DIREITO ADMINSTRATIVO SIMPLIFICADO, José Wilson Granjeiro e Rodrigo Cardoso, Ed. Gran Cursos.

            Ponto forte: livro voltado para concursos públicos e linguagem acessível. Possui anexo com questões de concursos anteriores.

            CURSO DE DIREITO ADMINSITRATIVO, Celso Antônio Bandeira de Mello. Ed. Malheiros.

            É o melhor autor contemporâneo. Citado por todos os outros autores. Suas opiniões são muito pertinentes, mas nem sempre adotadas nos concursos. Livro completo, mas não é voltado para concursos. ATENÇÃO! Linguagem complicada. Só é aconselhável estudar por esse livro quem já está em nível muito avançado ou para concursos voltados para área jurídica. Não inclui exercícios.

            MANUAL DE DIREITO ADMINISTRATIVO, Cláudio José Silva. Ed. Ferreira.

            Me surpreendi ao comprá-lo. Imaginava que seria apenas mais um livro básico e simplista. Porém é um livro com linguagem objetiva, precisa. Muito bom. Não é muito extenso (628 páginas). Possui muita jurisprudência. Não inclui exercícios.

            MANUAL DE DIREITO ADMINISTRATIVO, Gustavo Scatolino Silva e João Trindade.

            Em breve! O livro será voltado para concursos públicos. Linguagem clara, objetiva e pertinente. Livro completo. Idealizado com toda a experiência em sala de aula dos dois professores, tanto em relação aos assuntos tratados, quanto aos exemplos mais claros e pontos que merecem mais atenção, em razão de sua importância para concursos. Jurisprudências mais relevantes dos tópicos abordados. Com resumo ao final de cada capítulo. Inclui exercícios. Aguarde!

            OBS! Apesar de termos ótimos livros sobre Direito Administrativo, a pessoa que almeja uma vaga no serviço público deve dedicar, também, tempo razoável para a resolução de exercícios. Sem isso não é possível passar em concursos.

Tenha Fé!
O rio corta a rocha não por causa de sua força, mas por causa de sua persistência."

Nenhum comentário:

Postar um comentário